Notícias

Ciclo de Conferências • 22 fev 2024
12ª Edição da Grande Conferência sobre "O Futuro dos Mercados Financeiros"

A 12ª edição da Conferência sobre "O Futuro dos Mercados Financeiros", fruto da parceria entre o Banco Carregosa, o Jornal de Negócios e a Iscte Business School, teve lugar no dia 22 de fevereiro de 2024. E contou com a presença de 12 oradores que debateram e refletiram sobre as tendências e desafios nos mercados financeiros.


Futuro dos Mercados Financeiros 2024

 

Na abertura do evento, Francisco Oliveira Fernandes, Presidente Executivo do Banco Carregosa, enfatizou a importância da literacia financeira, destacando o compromisso do Banco Carregosa com a promoção de uma compreensão adequada das oportunidades de investimento. Maria de Lurdes Rodrigues, Reitora do Iscte, por sua vez, reforçou a necessidade urgente de capacitar os jovens em questões financeiras, salientando o papel do Iscte nesse processo.

 

Futuro dos Mercados Financeiros 2024


Durante as discussões, Mário Carvalho Fernandes, apontou que o mercado obrigacionista tem despertado mais interesse do que o mercado acionista, destacando uma fase de cautela em relação a este último. João Leão, observou a divergência na evolução econômica entre a Europa e os Estados Unidos, enquanto João Queiroz, Head of Trading do Banco Carregosa, analisou as mudanças nas transferências de divisas nos últimos 12 meses.

 

Lívia Franco, Professora Associada e Investigadora Principal no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, e Rina Guerra,  Equity Portfólio Manager do Banco Carregosa, destacaram os impactos da pandemia na economia europeia e na geopolítica global, enquanto Rui Alpalhão, Professor Associado Convidado do Iscte Business School, e Pedro Santos, CEO da True Magma AG, refletiram o fenômeno das "sete magníficas" do mercado norte-americano de ações, enfatizando o papel da inteligência artificial nesse contexto. Rina Guerra e Marcos Soares Ribeiro (Presidente da CFA Society Portugal) abordaram estratégias de investimento e a importância da reflexão pessoal na definição de objetivos financeiros. Por fim, Hélder Rosalino, Administrador do Banco de Portugal, fez reflexões importantes sobre o panorama financeiro, especialmente relacionado com a política monetária não convencional adotada nos anos anteriores.

 

Em síntese, a recente conferência "O Futuro dos Mercados Financeiros" destacou a importância da literacia financeira, enfatizando a relevância de capacitar os jovens de forma antecipada sobre esta temática. As perspetivas económicas divergentes entre a Europa e os Estados Unidos, juntamente com a ascensão das chamadas "sete magníficas" do mercado tecnológico norte-americano, levantam considerações sobre estratégias de investimento e a influência da inteligência artificial na atualidade. Desta forma, a cautela é aconselhada, mas a necessidade de uma autorreflexão sobre as próprias metas de investimento e a gestão do risco permanece fundamental no atual cenário financeiro global.